domingo, 22 de julho de 2012

E o inesperado ocorreu...


    Último dia de Encontro, Regional Nordeste I fica responsável pela liturgia da Missa de Encerramento. Organizaram-se em reunião para celebrar a finalização de mais um Encontro de CEB’s, que fosse a “cara” das CEB’S. Além das músicas escolhidas dentro do contexto das discussões realizadas no Nordestão, das preces, haveria uma introdução com os Pataxó Hã Hã Hãe fazendo uma oração, um ritual característico deste povo, como um exercício do que religiosamente falamos a cada encontro, cada estudo e reunião sobre o ecumenismo e o respeito às diversas formas de culto à divindade. No entanto, este ritual proposto foi cortado, assim como algumas das músicas escolhidas pelo grupo.
       A indignação foi perceptível em cada olhar dos que se dedicaram para a realização da celebração. Choros, críticas, raiva... Em um misto de revolta, de garra, de certeza do que prega o Evangelho, da missão de profetas e profetisas, da justiça, temas tão discutidos nesses dias, uma resposta foi elaborada e dada em um momento lindo, daqueles que temos a certeza de que Deus está presente nas ações, na militância, na música que se faz oração.
      Entoando cânticos de fé, de celebração, os Pataxó Hã Hã Hãe, chamados a celebrar no momento de Ação de Graças, entraram e nos mostraram o exercício do perdão e da luta. Animados e animadas pelo espírito de justiça e profecia, representantes do Nordeste I se reuniram aos indígenas e em uma ciranda gritaram: “Índios, negros, mulheres em ação, na luta permanente pela libertação".
     Desta forma, envolveram todos e todas em uma verdadeira Ação de Graças característica das celebrações pela VIDA que nos animam para caminhada. Característica presente no espírito de comunidade que nos envolve e anima, que nos chama para a vivência do Evangelho junto ao povo, aos pequenos, aos diferentes, mas iguais, pois entendemos que falar de justiça, falar de profecia e não acolher o diferente é no mínimo contraditório. 

PISA LIGEIRO, PISA LIGEIRO, QUEM NÃO PODE COM FORMIGA NÃO ASSANHA O MANGANGÁ(FORMIGUEIRO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário