domingo, 22 de julho de 2012

SUSTENTABILIDADE, PARTILHA, MEMÓRIA A SERVIÇO DA VIDA

    “Justiça e Profecia a Serviço da Vida no Nordeste” foi a grande motivação que trouxe romeiros e romeiras de todos os estados do Nordeste, à Diocese de Itabuna no Sul da Bahia, para realizarem o 6º Nordestão das CEBs, no período de 19 a 22 de julho de 2012, com a intensa participação dos representantes de cada um dos cinco regionais nas oficinas temáticas, plenárias, na fila do povo e nas celebrações. As reflexões foram abordadas de maneira muita profunda pelos excelentes assessores que se fizeram presente no encontro.
     Viabilizar a realização do 6º Nordestão das CEBs; qualificar a participação dos Romeiros e Romeiras do Nordeste para intervenção no 13º Intereclesial, além de proporcionar reflexão e atuação consistente e aprofundada sobre subtemas relativos ao tema “Justiça e Profecia a Serviço da Vida no  Nordeste; obter um melhor conhecimento das culturas e povos do Nordeste, seus problemas e suas aspirações, para a construção do 13º Intereclesial das CEBs e fortalecer a participação e autonomia dos participantes, para o enfrentamento das dificuldades e quebras de paradigmas que surgem no decorrer da caminhada, foram os objetivos que nortearam o evento.
      A ecologia, as políticas públicas, os grandes projetos que agridem as comunidades tradicionais, profetas e profetisas de ontem e de hoje, os desafios e as perspectivas no campo e na cidade, os movimentos sociais a serviço da vida no Nordeste, e a busca da sustentabilidade foram os temas abordados nas oficinas.
      As palavras da oração do 13º Intereclesial foram também a tônica em todas as reflexões, abordadas desde a análise da conjuntura: “Denunciando a economia neoliberal dos grandes projetos depredadores, da seca, da cerca, do consumismo e da exclusão”. 
Um batalhão de voluntários anônimos formaram as diversas equipes de serviço que deram todo o suporte a este grandioso evento, e de forma silenciosa e competente abrilhantaram ainda mais o sucesso do 6º Nordestão das CEBs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário