Histórico

O NORDESTÃO

     Os encontros por grande região, desde a década de 1990, tornaram-se momentos de articulação e preparação em anos que antecedem os encontros intereclesiais. As temáticas destes encontros são debatidas a partir das realidades concretas de cada grande região.
      Na região nordestina, pela primeira vez, representantes das Ceb’s se encontraram no ano de 1992 em Juazeiro da Bahia. Preparava-se o 8° Intereclesial onde as diferentes culturas e sua inserção nas Ceb’s estava em destaque.

      Em 1996,antes do 9° Intereclesial ,foi a diocese de Picos (PI) que recebeu os demais regionais nordestinos para debater como as pequenas comunidades poderiam ser melhor fermento na massa.  
      
      O Ceará, em juazeiro do Norte,recebeu os seus irmãos em 1999,logo antes do Encontro em Ilhéus que marcou a passagem do milênio.A memória da longa caminhada da igreja-comunidade e as perspectivas para seu trajeto futuro estava em pauta.

     Maceió, nas terras das Alagoas, recebeu a missão de organizar pela quarta vez o nordestão em 2004. O tema principal destes anos era a espiritualidade libertadora das Ceb’s.

     São Luis, Maranhão, em 2008, acolheu o V Nordestão das Ceb’s,ecoando o grito vindo do ventre da Amazônia.

      Agora é a vez de Itabuna, sul da Bahia recebera delegação deste grande nordeste composta por 05 regionais: I-Piaui; II-Pernambuco, Paraíba, Rio grande do norte, alagoas; III-Bahia e Sergipe; IV- Maranhão; V- ceará. Com o TEMA -  Justiça e Profecia a serviço da Vida no Nordeste. LEMA - “Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu." (Mt 5,10)”.

      Reconhecendo a importância destes encontros é que as Ceb’s da diocese de Itabuna, juntamente com todas as pastorais e movimentos, unidos aos padres, Freis, religiosas e o Bispo da diocese, Dom Ceslau, começa a preparação rumo ao VI NORDESTÃO DAS CEB’S.





Nenhum comentário:

Postar um comentário