quinta-feira, 19 de julho de 2012

Romeiros do 6º Nordestão das CEBs participam da Caminhada Pela Paz

    Nós estamos aqui caminhando pedindo paz, clamando pela paz, o Nordestão fará uma análise das causa da violência, daquilo que impede que tenhamos paz, seja a economia, as drogas, o acúmulo de pessoas nas cidades. No Nordestão, vamos discutir a paz pública, pois não adianta ter paz em casa e temer andar nas ruas, temer as pessoas nas ruas. José Batista, das CEBs/CE, resume bem a relação entre a temática do 6ºNordestão das CEB´s que iniciará hoje às dezenove horas na Vila Olímpica de Itabuna, com a Caminhada pela Paz que ocorreu esta manhã na Avenida Cinquentenário. A cidade sede do Nordestão apresenta altos índices de criminalidade, no ano de 2010, Itabuna estava em primeiro lugar em morte juvenil por violência dentre as cidades com mais de 100 mil habitantes, segundo Maria Aldenora presidente da API/APLB Sindicato.
    A temática Justiça e Profecia a Serviço da Vida no Nordeste tem uma grande sintonia com a situação do sul da Bahia, atualmente casos de violência contra povos tradicionais, indígenas, população urbana e meio ambiente são constantes nesta região. O promotor público Inocêncio de Carvalho diz que a Caminhada revela a insatisfação da população com a segurança pública ressalta ainda que Itabuna se desenvolveu em população e economia, mas não investiu no desenvolvimento humano, estamos vivendo uma guerra patrimonial, uma guerra por direitos. A assertiva do doutor Inocêncio Carvalho serve para toda a região Nordeste, principalmente as cidades do interior que, segundo o Mapa dos Homicídios no Brasil de 2012, tiveram aumento expressivo nos índices de violência.
    Segundo a Polícia Militar, quatrocentas pessoas participaram da Caminhada pela Paz, o evento foi organizado pelo Grupo de Ação Comunitário, e reuniu, em sua maioria, estudantes da rede particular, além de sindicatos e políticos locais. Antônio Costa, da comissão organizadora, explica que este é o primeiro passo em busca de outras ações pela paz. Maria Aparecida Pereira, CEBs/Diocese de Senhor do Bonfim, concluí a caminhada afirmando: É a nossa missão promover a paz, mobilizar as pessoas, as famílias e as comunidades pela paz.

Por Hundira Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário