domingo, 22 de julho de 2012

As Ceb’s e as Políticas Públicas

     Na plenária da sexta, 20, a coordenadora Graça Pereira convocou os regionais a fazerem suas apresentações, para que todos tivessem noção dos participantes, de onde são e quais expectativas dos mesmos com relação ao tema “As Ceb’s e as Políticas Públicas”. Em seguida, o professor Renato Thiel falou da importância do tema para os representantes de cada comunidade presente buscando desconstruir algumas ideias sobre as Políticas Públicas, ao mesmo tempo, apresentou o expositor do tema, o Pe. João Maria do Maranhão.

     João Maria iniciou sua exposição fazendo uma explicação do significado da oficina, que tem como função “corrigir, consertar o que está errado, com defeito, ou seja, aprender como utilizar as Políticas Públicas para o bem da comunidade”. Acerca do tema, o padre enfatizou que toda política é pública e por isso todos devem se perguntar: o que é política? Nesse contexto, “a política é a organização de uma necessidade em qualquer espaço social, seja na família, na comunidade, no sindicato, na associação ou no município”.

    Para ele, o Estado brasileiro, “continua a ser de caráter elitista, patrimonialista, clientelista e autoritário”. A Constituição Federal em seu artigo 1º, § 1º diz que: Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes ou diretamente, nos termos da Constituição. “Assim, existem algumas conquistas dos movimentos sociais, mas que não são devidamente aproveitadas, como a lei de iniciativa popular, o Ministério Público, a ação popular, o plebiscito, o direito a informação, o conselho de gestão nas  políticas públicas, entre outras.” Conclui Pe. João Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário